quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Robinson Shiba:”É preciso ter uma gestão muito fina do seu negócio, onde centavos fazem a diferença”

“Eu vejo sempre a crise como um período de oportunidade”. É com esse pensamento que Robinson Shiba comanda seus negócios. Ele começou seus restaurantes em uma situação de crise muito parecida com a de hoje. Em 1992 o presidente Fernando Collor tinha sofrido o impeachment e a inflação era de 1.200% ao ano, portanto com índices muito piores do que os enfrentados agora.

Líder do Grupo Trendfoods, que é considerado atualmente como um dos maiores grupos especializados em fast food, restaurantes e delivery do Brasil,  o empresário acredita que o principal erro dos restaurantes está na gestão.

No próximo dia 11/4, Shiba participa de mais um encontro com empreendedores, o evento chamado de Degustação, que é organizado pela Relp!, uma aceleradora de restaurantes.  O evento é composto de 2 horas de palestras sobre gestão de negócios e restaurantes, e conta também com um tour por uma das lojas do grupo Trendfoods.

Robinson concedeu entrevista exclusiva à INFOOD, contando um pouco de sua experiência com o China in Box e o Gendai, e dando dicas importantes para aqueles que empreendem no ramo da gastronomia.

INFOOD – Em sua opinião, quais são os principais erros cometidos na gestão de um restaurante?

ROBINSON SHIBA – O principal erro está na própria gestão. Eu percebo que, em muitos casos, o empreendedor tem a ideia – uma ideia até que inovadora e criativa -, mas ele fica aí. Então ele constrói o restaurante sem nenhuma experiência, e acaba montando uma cozinha que não funciona. E a consequência disso é um maior custo fixo, a necessidade de um maior número de funcionários, porque o layout operacional não foi muito bem planejado. Ele monta um cardápio sem saber precificar o cardápio, sem saber qual é a sua margem de lucro. Esses são os erros mais comuns.

China in Box é a maior rede de comida chinesa da América Latina

INFOOD – Qual é o conselho para quem quer expandir a operação? Que cuidados se deve ter?

SHIBA – Isso vai depender do modelo que ele vai adotar para fazer a sua expansão. Se for através de lojas próprias, ele precisa ter um bom time para multiplicar suas ações. O gestor, é uma pessoa só, e não vai conseguir estar em dois lugares ao mesmo tempo.  Ele precisa contar com um bom gerente, um bom cozinheiro e uma boa equipe. Ele tem que se preocupar muito na formação de pessoas.

Agora, se ele optar em crescer através de franquias, é necessário ter um negócio que já se comprovou rentável. As pessoas se enganam como modelo de franquias. Acham que é um modelo fácil. Mas, muito pelo contrário,  ele é tão difícil quanto à expansão através de lojas próprias. Ele é apenas um pouco mais rápido, só que  você mexe com sonhos de famílias. Uma responsabilidade muito grande. No momento em que você vende um negócio para uma pessoa, esse futuro franqueado está comprando um projeto de vida.

INFOOD – Qual é o segredo para um negócio de gastronomia dar certo?

SHIBA – ´É preciso gostar muito de operar com gastronomia. As margens são muito apertadas, então é preciso ter uma gestão muito fina do seu negócio, uma gestão cirúrgica, onde centavos fazem a diferença.

Problemas diariamente irão acontecer. Por isso a pessoa precisa estar preparada para trabalhar com frustrações. Você diariamente terá problemas em vários setores na operação. Não é fácil, mas é preciso conviver com isso. E o grande diferencial de quem prospera é gostar de pessoas. O empreendedor que se envereda em investir em gastronomia tem que ser uma pessoa que gosta muito de estar com pessoas, porque ele dependerá de um monte de gente: cozinheiro, garçom, ajudante de cozinha, mâitre, copeiro…são pessoas que farão parte do time dele e, se uma delas vier a falhar, todo trabalho dos outros provavelmente irá por água a baixo.

Robinson Shiba durante a primeira edição do evento Degustação

INFOOD – Como você vê o cenário atual do país? Quais suas perspectivas para o ano?

SHIBA – Eu vejo sempre como um período de oportunidade. Nesses cenários de crise aparecem grandes oportunidades: os alugueis ficam muito mais baratos, os fornecedores ficam mais flexíveis, abertos e receptivos para negociação. É um momento que, se você estiver preparado, deve investir.

 Em contrapartida, após o investimento, obviamente em uma situação mais conservadora em vendas, você tem que ter uma gestão mais uma vez muito cirúrgica. É preciso trabalhar com a menor quantidade de pessoas possível porque, se você faz um business plan onde você contempla uma operação com dez, você, neste cenário, seria interessante trabalhar com sete. Os remanescentes teriam que trabalhar mais para suprir a necessidade de outro colaborador para que você tenha fôlego e paz por esse período.

Nós aqui do Grupo Trendfoods, optamos por trabalhar da maneira mais enxuta possível. E como conseguimos fazer isso? Embarcando com tecnologia na nossa operação. Hoje trabalhamos com fornos combinados que possuem Wi-Fi. Aí você consegue alterar esse forno de onde você estiver. Utilizamos muita tecnologia também para aumentar nosso relacionamento com o consumidor, transformando o ambiente no mais digital possível. Através da tecnologia, você consegue suprir a necessidade operacional de um colaborador.

Degustação é organizado pela Relp!, uma aceleradora de restaurantes

 

Grupo Trendfoods

http://bit.ly/2LAeKDa

Degustação 

Data: 11/4 das 9h às 13h30
Local: TrendFoods – ruaVerbo Divino, 663, Granja Julieta, São Paulo/SP
Investimento: R$ 5.000,00 por empresa (2 pessoas por empresa)
Realização: Relp! Aceleradora de Restaurantes
Apoio: Gendai, China in Box, TrendFoods e Infood
Link para inscriçãobit.ly/RelpDegustAcao
Avalie seu restaurante gratuitamentehttp://relpaceleradora.com/prediagnostico/

 

 

Por Redação
Fotos: Marcelo Pereira / Divulgação

 

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