quarta-feira, 24 de abril de 2019

Qual é o papel do fluxo de caixa no seu restaurante?

Assim como o timer é uma ferramenta que orienta o chef a contar o tempo de uma refeição no forno, o fluxo de caixa é a ferramenta essencial que orienta o empresário e o auxilia a colher bons resultados financeiros, afinal, é ele quem controla todas as movimentações de dinheiro no caixa da empresa (todos os recebíveis e todos os gastos) durante determinado período de tempo no passado, facilitando o planejamento financeiro.

É recomendado fazer o fluxo de caixa diariamente para evitar acumulo de informações e diminuir a margem de erro no planejamento. Somam-se todas as receitas, como, contas a receber em dinheiro, cartão de crédito, cheque pré-datado, empréstimos, reembolsos, rendimentos e depois todas as despesas, como, contas a pagar, folha de pagamento, contas de água, luz e telefone, desvalorizações de investimentos, impostos, aluguel, prestação dos serviços com o contador, pagamentos a fornecedores, salários dos sócios, investimentos com propaganda e marketing, despesas bancárias, gastos com logística, material de escritório, equipamentos e financiamentos para se obter o saldo do dia e para obter o saldo atual, subtrai-se do saldo do dia o saldo do dia anterior. Veja um exemplo na planilha abaixo:

fluxo de caixa

O principal objetivo do fluxo de caixa é organizar os gastos da empresa, para que o empresário possa a administrar com mais segurança os períodos em que vai precisar ter mais dinheiro no caixa para eventuais compromissos financeiros ou qual o melhor momento em que pode fazer as aplicações por ter mais dinheiro do que vai precisar naquele período.

Se o saldo final do dia for positivo, significa que a empresa teve um superávit de caixa, mas se ficou negativo a empresa teve um déficit de caixa. Isso não quer dizer que teve um prejuízo ou lucro, pois este é somente o resultado das vendas menos as despesas. Mas já fica o alerta de começar economizar mais e rever os gastos.

Geralmente, em 3 meses, é possível adquirir um histórico (dos pagamentos e recebimentos), que serve para mostrar o melhor dia para pagar o fornecedor e o melhor dia para receber do cliente e com isso fazer melhores projeções, porém, quando a data de pagamento aos fornecedores antecede a data de recebíveis, a melhor estratégia é ter uma ótima gestão de estoque, negociar maior prazo com os fornecedores e menos prazo para receber dos clientes. Com essas informações, também é possível planejar quando poderá realizar a contratação de mais um colaborador, ou realizar novas reformas, ou quais colaboradores receberão promoção ou até mesmo investir em novas ideias de produtos/serviços para aumentar os recebíveis de um determinado período.

Texto: * Homero Flávio Cordeiro Júnior é Consultor Financeiro, Professor de Finanças em TI, Engenheiro Eletrônico com MBA em Gestão Empresarial. Ele escreve para a INFOOD às sextas-feiras.

homero@financasplanejadas.com.br

O post Qual é o papel do fluxo de caixa no seu restaurante? apareceu primeiro em Infood.


Qual é o papel do fluxo de caixa no seu restaurante? Publicado primeiro em https://infood.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário