Ricardo Lapeyre, chef executivo do restaurante Laguiole, é francês, e filho de um também cozinheiro francês renomado, o chef Claude Lapeyre. Desde muito cedo decidiu seguir pelos caminhos da gastronomia, e formou-se na escola de hotéis Jean Drouant.
Está há 5 anos á frente do restaurante Laguiole, que faz parte do Grupo carioca Best Fork, do restaurateur Marcelo Torres. O restaurante tem 20 anos, já recebeu uma estrela Michelin no ano de 2017,e atualmente fica dentro de um dos cartões postais do Rio, o Museu de Arte Moderna.
Ricardo concedeu uma entrevista exclusiva à INFOOD. Confira os melhores trechos!
INFOOD – Como você define o Laguiole?
RICARDO LAPEYRE – O Laguiole é um restaurante de alta gastronomia, que trabalha com comida autoral, contemporânea, e com um destaque francês.
INFOOD – Como é o cardápio do restaurante?
RICARDO – Mudamos o cardápio todos os dias. Eu desenvolvo o cardápio em cima dos produtos frescos e orgânicos que nos chegam diariamente dos nossos fornecedores. Basicamente, há uma inversão da ordem dos fatores. A criatividade do chef é posta à prova.
INFOOD – E de que maneira é feita a escolha dos fornecedores?
RICARDO – Nós trabalhamos muito com produtos frescos de pequenos produtores locais do Rio de Janeiro. Hoje em dia não tem como ser diferente. Nós aproveitando a sazonalidade de cada um. Precisamos estar o mais atento possível à sustentabilidade. Eu não peço o que eu quero para o meu fornecedor. Na verdade, ele me traz o que tem de melhor, e desenvolvemos o cardápio em cima disso.
INFOOD – Quais as dificuldades enfrentadas no dia a dia do restaurante?
RICARDO – No Brasil, ainda temos uma defasagem de produtos muito grande em relação à Europa, apesar de já estar melhorando um pouco. O fato é que nosso país não valoriza a agricultura familiar e nem os pequenos produtores. Essa é uma dificuldade, mas que estamos tentando melhorar. Falta uma política nacional. Mesmo assim, existem alguns grandes guerreiros que estão desenvolvendo produtos de excelente qualidade.
INFOOD – Como é a margem de lucro no Laguiole?
RICARDO – A verdade é que a margem diminuiu para todo mundo. Mas, como no Laguiole nós operamos muitos eventos, por conta de estarmos no Museu, isso acaba ajudando muito o nosso negócio. Além do restaurante, há também o Laguiole Buffet como uma outra fonte de receita.
INFOOD – O que mais pesa no custo da casa?
RICARDO – Nós trabalhamos com a excelência, tanto de produtos como de mão de obra. E isso tem um custo. É preciso fazer malabarismo para a conta fechar, mas isso faz parte do nosso trabalho.
Laguiole
Av. Dom Infante Dom Henrique, 85 – Rio de Janeiro/RJ – MAM
Tel. (21) 2517-3129 / (21)99575-6627
reserva@laguiole.com.br / contato@laguiole.com.br
www.laguiolelab.com.br
Por Redação
Fotos: Heverton Leal / Divulgação
O post Ricardo Lapeyre, do Laguiole: “É preciso fazer malabarismo para a conta fechar” apareceu primeiro em Infood.
Ricardo Lapeyre, do Laguiole: “É preciso fazer malabarismo para a conta fechar” Publicado primeiro em https://infood.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário