Formado pela Le Cordon Bleu de Los Angeles, Flávio Fraiha reformulou a ideia inicial do seu restaurante dos sonhos para adequá-lo melhor às necessidades do ponto em que foi inaugurado
Inspiração
Durante os 3 anos que Flávio Fraiha passou em San Francisco, na Califórnia, a atmosfera cool dos restaurantes e cafés da Fillmore Street o inspiraram a começar seu próprio estabelecimento.
Em 2015, de volta ao Brasil, Flávio tirou sua bola de futebol americano e seu equipamento de baseball do armário e os levou diretamente para as prateleiras do San Fran. Fora do papel, o local foi ganhando ares americanos com os demais utensílios pessoais que Flávio utilizou na decoração.
Quando estava tudo pronto, o proprietário abriu as portas do restaurante dos sonhos na Rua Diogo Moreira, travessa da Avenida Faria Lima, em São Paulo.
O restaurante dos sonhos: SanFran
A princípio, a ideia era inaugurar um espaço com fortes inspirações norte-americanas desde a decoração até o cardápio “Abri o restaurante pensando em unir sofisticação e casualidade por todos os cantos. No começo, os pratos eram mais elaborados, tinham várias opções de carnes suculentas como o T-Bone (R$52) e o NY Steak (R$ 39) e os lanches tinham uma aparência mais americana mesmo. Era como idealizei, mas o problema é que não me dava lucro”, revela Flávio, formado em confeitaria pela Le Cordon Bleu de Los Angeles.
Diante destes desafios sobre restaurante, Flávio tinha em mãos o estabelecimento dos seus sonhos, no entanto, ele não desempenhava como algo tão rentável quanto deveria.
“A partir da dificuldade financeira, comecei a pensar em uma maneira de manter a essência do restaurante mas torná-lo um pouco mais atraente em termos de cardápio e preços. Decidi trazer o Brasil para a mesa e mesclá-lo com o ambiente norte-americano a fim de atrair um público maior” conta o empresário.
“A partir da dificuldade financeira, comecei a pensar em uma maneira de manter a essência do restaurante mas torná-lo um pouco mais atraente em termos de cardápio e preços. Decidi trazer o Brasil para a mesa e mesclá-lo com o ambiente norte-americano a fim de atrair um público maior” conta o empresário.
Reformulação
Neste momento, Flávio deu início a uma jornada de mudanças no San Fran que resultaram na contratação de uma consultoria especializada em gastronomia a fim de desenvolver a nova identidade do restaurante “Está sendo de grande ajuda e os lucros estão começando a aparecer.
Agora oferecemos pratos com Spaghetti à bolonhesa (R$27) e Salada César (R$29) e conseguimos disputar a clientela com os restaurantes por quilo que se encontram aos montes por estarmos em uma região comercial onde o pessoal que trabalha nos escritórios quer comer comida boa e, principalmente, barata”, explica Flávio.
Por fim, Flávio deixa um valioso conselho para quem busca abrir seu primeiro restaurante e/ou para os empresários que se encontram no processo de adequação do seu modelo de negócio a uma determinada região “Estude o público local até entendê-lo.
Isso é trabalhoso mas faz toda a diferença no sucesso de um restaurante e vai te poupar muito trabalho no futuro”, alerta.
Para reduzir os riscos, procures se inspirar em histórias de sucesso e insucesso antes de começar essa nova empreitada de abrir um restaurante. “Tenha cuidado com pontos comerciais pois o público dessas regiões, geralmente, busca uma comida de qualidade e baixo preço, além de estar em movimento apenas no horário de almoço. Logo, essa refeição precisa girar bem senão as contas não fecham”, finaliza o empresário.
Foto: Divulgação
por: Redação
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