quinta-feira, 23 de maio de 2019

Bebidas – Vale a pena fechar exclusividade com um grupo de cerveja ou de refrigerante?

As duas maiores empresas que disputam um lugar nas mesas e geladeiras dos bares brasileiros são a Ambev e a Heineken

No 1º trimestre de 2018 a Ambev, uma das maiores distribuidoras de cerveja e refrigerantes da América Latina, que conta com Brahma, Budweiser, Skol, Pepsi, Guaraná Antarctica, entre outras marcas de peso em seu portfólio, registrou lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 2,516 bilhões. Este número representa uma alta de 14,4% em comparação com os 3 primeiros meses de 2017 (R$ 2,199 bilhões). O ganho, entretanto, foi menor do que o registrado no 4º trimestre (R$ 3,299 bilhões).

Atualmente, a maior concorrente que a Ambev encontra no segmento é a Heineken, que conta com Amstel, Bavaria, Xingu, e outras marcas em seu portfólio. Em 2018, com a Kirin, a gigante holandesa passou a comandar 19% do mercado nacional. Inclusive, segundo informações divulgadas pelo Valor Econômico e pela Agência de Notícias Reuters, no mesmo ano, o grupo chegou a pagar R$ 90 mil a donos de bares em São Paulo, para que assumissem o compromisso de vender a Heineken como única marca premium.

Em meio a este cenário, uma dúvida se faz cada vez mais presente na mente dos empresários e donos de estabelecimentos do ramo: vale a pena fechar exclusividade com um grupo de cerveja ou refrigerante?

Preço reduzido e “brindes”

Entre as principais vantagens que a exclusividade com um grupo de cerveja ou refrigerante oferece para os donos de estabelecimentos estão: preços diferenciados nos produtos, materiais para o bar/restaurante como copos, mesas, geladeiras, entre outros além da variedade de rótulos. Porém, o ideal é que o local estimule o máximo possível seus clientes a consumir as bebidas fornecidas pela grupo, sem beirar a inconveniência, pois quanto mais você vender, maiores serão as vantagens.

Para Daniela Brito, proprietária do Academia da Gula, bar localizado na Vila Mariana, em São Paulo, a experiência foi positiva “Trabalhamos por 10 anos com a Ambev. Foi um período muito bom porque além dos preços mais em conta, tínhamos patrocínio e contávamos com copos, geladeiras, mesas externas, tudo da Ambev”, revela.

No entanto, a empresária faz uma ressalva a respeito do motivo do fim do contrato “Começamos a sentir falta de alguns materiais e isso acabou sendo prejudicial para nós de uma certa forma, por conta disso optamos por encerrar a parceria e no momento trabalhamos sem exclusividade com um grupo de cerveja, mas estamos de olho na Heineken”, explica Daniela.

Por outro lado, Diogo Nascimento, responsável pelo setor de compras do bar Boa Praça, localizado no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, reafirma o mesmo conjunto de vantagens, porém com um diferencial “Estamos com a Ambev a muitos anos e eles sempre foram muito importantes para o nosso negócio. Sempre nos forneceram todos os materiais e tem preços excelentes”, destaca o profissional.

Trade Marketing

Também há a oportunidade de ser patrocinado em eventos específicos em troca da exclusividade com um grupo de cerveja ou refrigerante. Em caso de cerveja, pode-se pedir patrocínio de marketing para a divulgação e brindes para datas especiais como a final da Libertadores ou Saint Patrick’s Day.

Também conseguimos o mesmo tipo de parceria para exclusividade com empresas de refrigerantes, entretanto as iniciativas devem ser diferentes. Pode-se pedir valores reduzidos nas bebidas para uma ação específica no delivery ou algum combo novo.

Atenção aos contratos

Por fim, Daniela Brito deixa um conselho valioso “É importante que os sócios ou quem estiver para fechar o contrato com algum grupo esteja atento aos preços oferecidos e modelos de contrato. É muito caso a caso. Para alguns pode ser interessante e para outros, não. Vale fazer uma boa pesquisa e analisar”, aconselha a empresária.

Foto: pixabay

por: Redação

O post Bebidas – Vale a pena fechar exclusividade com um grupo de cerveja ou de refrigerante? apareceu primeiro em Infood.


Bebidas – Vale a pena fechar exclusividade com um grupo de cerveja ou de refrigerante? Publicado primeiro em https://infood.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário