segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Peter Stadelmann: “Somos experts em cozimento”

O mais importante para nós é a satisfação do cliente“. Foi com esta frase que dr. Peter Stadelmann, 53, presidente da diretoria da RATIONAL AG, começou sua fala para os participantes do 1º Encontro Latino Americano da imprensa promovido pela empresa, Landsberg, na Alemanha. Após seus estudos em economia, ele fez doutorado na área de economia empresarial, desde 2012 atua na diretoria da RATIONAL, e em janeiro de 2014 foi eleito CEO da empresa.

Discorrendo sobre as inovações dentro da cozinha profissional, Stadelmann demonstrou conhecer os desafios que os clientes enfrentam no dia a dia da uma cozinha, e explicou como as soluções da RATIONAL podem facilitar alguns dos problemas enfrentados ali.

Confira abaixo trechos da palestra que concedeu no encontro.

O segredo do sucesso

O sucesso de nossos 45 anos de existência está baseado em 4 pontos. O primeiro e mais importante para nós é a satisfação do cliente. Tudo que fazemos, seja internamente ou externamente, é o melhor para os nossos clientes. É isso que dirige as pessoas da RATIONAL. Isso porque sabemos que quanto maior o benefício do nosso cliente, melhor será para nossa empresa, e poderemos investir ainda mais.

Em segundo lugar, somos muito focados e concentrados. Alguns de nossos concorrentes oferecem diferentes equipamentos para as cozinhas. Nós estamos altamente concentrados nas cozinhas profissionais.

Em terceiro, somos especializados em cozimento. Não sabemos sobre refrigeração, sobre lavagem de pratos, transporte de alimentos… somos experts em cozimento.

E, por último, cada funcionário da empresa age como um empresário da companhia. Nós queremos melhorá-los a cada dia. Somos responsáveis pelo que fazem todos os dias.

Os clientes 

Nossos produtos são para lugares onde a comida é preparada comercialmente. Pode ser um posto de gasolina, um estádio de futebol, um restaurante, uma cantina, um hotel… Um RATIONAL pode produzir diversos tipos de comida, desde uma pizza, um hot dog, até um prato mais elaborado.

Sustentabilidade

O melhor que fazemos é vender o SelfCoolingCenter para nossos clientes. Isso porque nossos produtos podem reduzir o uso de água em até 50%, reduzir a perda de peso da matéria prima em até 20%, reduzir em até 60% a energia comparando-se com um equipamento tradicional. O equipamento chega a 200 graus Celsius em 2,5 minutos.

Além disso, produzir comida em nossos equipamentos é mais saudável, pois ele conserva mais as vitaminas, mais minerais e menos gordura. O vapor não extrai do vegetal as suas vitaminas, como faz a água.  O calor transmitido pelo vapor é muito mais potente. Com isso, nós podemos cozinhar mais rápido e mais facilmente.

Tempo para ter o investimento de volta

Numa cozinha tradicional, o espaço ocupado por todos os equipamentos tradicionais necessários para o seu funcionamento, ocupa cerca de 50% do espaço. Pode-se fazer o mesmo, com uma qualidade até melhor, com o SelfCookingCenter e o VarioCookingCenter, economizando um grande espaço. No mercado alemão, na média, você investiria cerca de 25 mil euros, e cerca de 5 ou 6 meses, o cliente já teria seu dinheiro de volta.

Objetivo da RATIONAL

Nosso objetivo não é fazer fornos combinados. A RATIONAL se vê como uma fornecedora de soluções. Ela ajuda as pessoas que preparam comida quente em cozinhas profissionais.

Resultados de vendas

A RATIONAL vendeu 702 milhões de euros no ano de 2017. E, para o ano de 2018, a previsão é crescer de 8% a 10% em relação ao ano de 2017.

Tempo para se produzir um equipamento

Um RATIONAL leva 48 horas para ser produzido, a partir do momento em que o pedido chega, e de 6 a 8 horas para ir da Alemanha até um país da América Latina.

Participação das vendas da empresa na América Latina

O Brasil é o primeiro, seguido de México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.

Novos produtos com mais inovações tecnológicas

Posso garantir que nós sempre estaremos trabalhando nisso.  Mas não podemos falar o que estamos preparando neste momento. É um grande segredo.

Por Redação

Fotos: Infood / Divulgação

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