domingo, 6 de outubro de 2019

18 receitas com abobrinha para todos os gostos e ocasiões

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Atualmente com a correria do dia-a-dia, trabalho e estudos, geralmente quando você chega em casa tudo o que quer, é fazer um lanche prático, e ao mesmo tempo saboroso, para finalmente descansar e ir para cama. Comer bem é essencial durante todo o dia.

E se alimentar à noite requer alguns cuidados especiais, principalmente, se você estiver fazendo dieta e não quer vacilar. Muitas pessoas acham que para se ter uma alimentação saudável é preciso investir muito, mas na realidade comer bem nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e variada. Ou seja, em uma mesma refeição inclua ingredientes de todos os grupos alimentares e evite industralizados.

A oferta de produtos voltados para este estilo de vida é enorme, mas também há alternativas simples, práticas, naturais e que não vão desfalcar o seu bolso e serão ainda mais saudáveis.

Os especialistas Felipe Monnerat, nutricionista e personal trainer e Luana Priscila Pinto dos Santos, nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva Funcional, contribuiram com as dicas a seguir para você se manter em forma com saúde e não se sentir pesada antes do sono.

Segundo o nutricionista Felipe Monnerat, respeitar aquela história de “café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu” pode fazer algum sentido, mas não é uma regra para todos. Evitar “refeições pesadas” é recomendável principalmente para quem tem sua rotina de vida (trabalho) diurno e aquelas pessoas com problemas gastrointestinais (refluxo, gastrite, úlceras) e pessoas com obesidade.

Leia também: 10 receitas de pizza low carb deliciosas para quando bate aquela fome

Em contrapartida, para os que buscam ganho de peso e massa muscular trabalham ou fazem exercícios à noite ou de madrugada isso deve ser revisto. Outra situação que deve ser considerada é a questão de mobilidade urbana e aumento na jornada de trabalho principalmente de autônomos que acabam só conseguindo fazer sua refeição mais completa à noite e isso deve ser considerado pelo profissional de saúde. Por isso, é imprescindível consultar um especialista na área.

12 alimentos leves que você pode comer à noite

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Para que uma refeição noturna seja leve e saudável o ideal é que ela inclua alimentos de todos os grupos, como carboidratos, fibras e proteínas, recomenda Luana.

1. Ovos

O ovo é um dos alimentos mais completos e uma ótima fonte de proteínas. Existe a polêmica de que o ovo e principalmente as gemas podem aumentar o “colesterol ruim“, mas isso é um equívoco, o ovo ajuda e muito no colesterol bom (HDL).

Algumas sugestões de preparo: Ovos mexidos com azeite de oliva, alho e cebola. Na forma de omelete batido no prato com cenoura, tomate, espinafre e cebola. Ovos pochê (esquentar a água, colocar vinagre, fazer um redemoinho com a colher e jogar os ovos até cozinhar). Ovos cozidos regados com azeite de oliva, orégano e tempero verde.

2. Carnes brancas como frango ou peixe

As carnes brancas são fontes de ômega 3 e ômega 6, além de ácidos graxos, substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a boa nutrição.

Leia também: 10 truques simples e eficazes para fazer seu filho comer legumes e verduras

Sugestão de preparo: temperar com cebola, alho, limão e azeite de oliva e grelhar em uma panela antiaderente. Pode-se também assar no forno coxa e sobrecoxa de frango junto de legumes como a batata doce, tomate, cenoura, brócolis, cebola roxa e pimentões coloridos.

3. Saladas

As saladas são sempre uma ótima opção para o jantar, são leves, nutritivas e ajudam no funcionamento do organismo, além de darem uma boa sensação de saciedade. Folhas verdes, rúcula, alface, agrião, acelga e espinafre são ótimas opções para o preparo à noite. Outra ideia é turbinar a salada verde com sardinha ou atum.

4. Legumes cozidos

A maioria dos vegetais são alimentos de baixa caloria e ajudam a saciar a fome. À noite você pode preparar: brócolis, couve flor, cenoura, chuchu, abobrinha e tomate. Pode–se fazer os pratos no vapor ou refogados no azeite de oliva, alho e cebola.

5. Frutas

Devem ser consumidas diariamente. Elas fornecem minerais, vitaminas, diferentes fibras alimentares, antioxidantes e compostos que ajudam a regular o organismo. No jantar você pode incluir maçã, abacaxi, mamão, melão, laranja e abacate. Acrescentar uma fonte de fibra junto como aveia, linhaça, chia e amaranto também é uma boa.

6. Sopa de legumes

A sopa ou sopa em creme são ideias de preparos saudáveis, leves e com baixo teor calórico, mas muito nutritivas. Elas podem ser preparadas com legumes e verduras que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Sugestão de preparo: cozinhar o frango e guardar a água do cozimento para fazer a sopa de legumes. Cozinhar três tipos de legumes como cenoura, chuchu, brócolis e couve. Desfiar o frango e acrescentar na sopa.

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

7. Creme de couve flor ou brócolis (low carb)

O brócolis pertence a família do repolho e é conhecido como um dos vegetais mais nutritivos. É uma rica fonte de vitamina C e fibras alimentares. Brócolis também é uma excelente fonte de proteínas e betacaroteno. Além de ser rico em cálcio, ferro, zinco e magnésio.

A couve-flor é uma excelente fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina K, e vitamina B-6. Vitamina B1, B2, B3, e E. Além de fornecer minerais essenciais como magnésio, fósforo, cálcio, potássio e manganês. Sugestão de preparo: cozinhar a couve flor e bater no liquidificador junto da água do cozimento ou ainda refogar a couve ou o brócolis com um pouco de azeite, alho, cebola, açafrão e outros temperos de sua preferência.

8. Creme de cenoura

A cenoura é o vegetal mais cultivado em todo o mundo. Podem ser preparadas de diversas formas como em sopas, cozidas, em bolos e ela pode até ser consumida crua. Por ser rica em fibras, melhora a digestão e combate a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico, pois é rica em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce, é rica em vitamina A e betacaroteno. Ajuda a emagrecer pois tem poucas calorias, além de ajudar a manter aquele bronzeado bonito.

Sugestão de preparo: cozinhar as cenouras e bater no liquidificador com lascas de gengibre junto da água do cozimento. Refogar com azeite, cebola e alho. Pode-se fazer também com abóbora e tempero verde.

9. Macarrão de pupunha ou bifum

Para quem não sabe, pupunha é um tipo de palmito. O spaghetti é feito com apenas palmito sem nenhum outro aditivo. Está super em alta, além de ser saudável. Já o bifum é um macarrão feito de arroz, estrela dos cardápios orientais. Como é feito de arroz, não contém glúten, o que auxilia na prevenção de doenças do aparelho digestivo. Também possui baixo índice glicêmico o que ajuda no controle do diabetes, e ainda reduz a absorção de gordura dos alimentos, sendo assim uma opção saudável e menos calórica.

Sugestão de preparo: cozinhar e fazer um molho de tomate caseiro (tomate, cebola, alho, azeite e manjericão) e se preferir, pode-se também adicionar um pouco de carne moída.

10. Risoto de arroz 7 grãos ou quinoa

O arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ele possui mais nutrientes, fibras e magnésio, melhor digestão e mais saciedade que o arroz branco comum puro. Os 7 grãos são: arroz agulhinha, cevada em grãos, quinoa branca e vermelha, arroz negro, arroz vermelho, painço em grãos e trigo em grãos.

A quinoa é rica em fibras, proteínas e nutrientes, é um dos alimentos mais completos do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Sugestão de preparo: cozinhar o arroz ou quinoa com um pouco de sal. Colocar o shimeji (cogumelo) picado em uma frigideira grande com um pouco de água para escaldar. Assim que a água secar, acrescentar alho, cebola, castanhas do pará picadas, sal e o azeite e refogar por no máximo 3 minutos. Acrescente o refogado à quinoa cozida e sirva com tempero verde.

11. Panquecas

Quem disse que não podemos comer panquecas à noite? Desde que seja feita com ingredientes integrais e saudáveis não há problema, é uma ótima opção de lanche prático e saboroso. Sugestão de preparo: fazer com um ovo batido, farelo de aveia, temperos verdes e colocar na antiaderente sem untar. Opção de recheio: frango desfiado com tomate e alface ou guacamole.

12. Guacamole

Para os amantes da comida mexicana, essa é uma ótima e deliciosa opção. Guacamole é super saudável, o abacate possui gorduras boas que são excelentes para a nossa saúde. Sugestão de preparo: amassar o abacate e acrescentar tomate picadinho, suco de 1 limão, cebola picada, sal, pimenta e azeite de oliva. Pode ser o recheio de uma panqueca ou pode ser consumido com bolachinhas de arroz, molho para salada ou acompanhamento junto de uma carne branca.

Luana explica que o ideal é comer até 3 horas antes de dormir, mas isso varia de acordo com a rotina de cada indivíduo. Não é possível indicar um horário ideal, e que até 1 hora antes de deitar pode-se fazer uma ceia com uma fruta, chá ou oleaginosas que estimulam a saciedade nesse período da noite. Quem treina ou faz academia à noite pode fazer um lanche pré-treino e após o treino, preparar um jantar leve com boas fontes proteicas como ovos, frango ou peixe e saladas cruas ou raízes.

Pão é o grande vilão?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

De acordo com a especialista, o pão é um problema não somente no período da noite por ser um alimento que contém trigo. O trigo, além de se comportar como açúcar no organismo, aumenta a glicemia, aumentando dessa forma a insulina e favorecendo o armazenamento de gordura gerando o aumento de peso. Além disso, o trigo pode causar alguns sintomas como fadiga, mau humor, irritabilidade, fome e viciar cada vez mais nosso organismo a consumi-lo.

Também é envolvido em uma série de doenças imunológicas, inflamatórias, diabetes, doenças cardíacas, alergias… Fora isso, o pão é um produto aonde estão contidos diversos compostos como gorduras trans, açúcares e conservantes. Ou seja, é necessário consumir menos produtos e mais comida de verdade, o que quer dizer alimentos na sua forma mais natural possível. Entre os dois tipos de pães o francês e o integral, a melhor opção é o pão integral por conter fibras, sementes e na maioria das vezes é feito com farinha 100% integral.

Por isso é importante verificar a procedência e confiabilidade do pão, lendo sempre o rótulo que deve indicar na composição “farinha integral” e não “farinha enriquecida com ácido fólico” que é o que encontramos muitas vezes.

Quais alimentos devem ser evitados?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Precisamos estar atentos com o que comemos antes de dormir, já que o nosso metabolismo é lento neste horário. Muitas vezes não conseguimos dormir direito pela sensação de peso após a ingestão de certos alimentos que não permitem que o corpo faça um bom processo de digestão, atrapalhando o descanso tão necessário para recomeçar um novo dia.

Os alimentos que devem ser evitados são: alimentos estimulantes como café, refrigerantes à base de cola, chocolates, chá preto, chá verde, especiarias como gengibre, canela e pimenta que são termo gênicos, alimentos de difícil digestão como massas, pães, batatas, arroz, feijão, pizza, alimentos industrializados, frituras e condimentos, explica Luana.

E a dica mais importante de todas não se esqueça de beber água, manter-se hidratado é um grande passo para evitar os excessos à noite. A reeducação alimentar é necessária para manter a sua saúde em dia, seu corpo em equilíbrio e um cérebro funcionando a todo vapor.

O post 18 receitas com abobrinha para todos os gostos e ocasiões apareceu primeiro em Dicas de Mulher.



18 receitas com abobrinha para todos os gostos e ocasiões Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário