O relaxamento capilar é uma excelente alternativa para aquelas que querem diminuir o volume dos cabelos, mas, ao mesmo tempo, não querem perder a curvatura. Isso porque, como o próprio nome diz, o procedimento “relaxa” os fios, e não os alisa.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a gente! Entrevistamos um cabeleireiro especialista no assunto que vai tirar todas as suas dúvidas!
O que é relaxamento capilar?
O cabeleireiro Bruno Dantte explica que o relaxamento capilar é uma química que muda a estrutura natural dos fios, alargando-a e deixando o cabelo menos volumoso. As madeixas ficam mais maleáveis, se abrindo e formando ondas. A intenção não é alisar, porém, com o uso contínuo, isso pode acabar acontecendo.
Como é feito o relaxamento capilar?
O relaxamento capilar é feito com a aplicação de um produto chamado tioglicolato de amônia nos cabelos, mas existem procedimentos à base de hidróxido de sódio ou guanidina. Após uma pausa, que varia conforme a marca do produto, o cabelo é enxaguado e neutralizado.
Leia também: Mega hair: conheça as diferentes técnicas e os cuidados necessários
Tipos de relaxamento
Existem tipos diferentes de relaxamento que podem ser mais ou menos indicados dependo da estrutura do seu fio. Entenda os tipos:
- Relaxamento com amônia: é a mais antiga das bases, indicada para fios de fibras médias a grossas, além de cabelos com ondas bem abertas. Este ativo é extremamente volátil e é preciso habilidade e experiência para se chegar ao resultado desejado.
- Relaxamento com hidróxido de guanidina: o hidróxido de guanidina é uma evolução do hidróxido de cálcio. Este composto é indicado por ter uma ação mais lenta e menor tendência a causar irritabilidade, quando comparado ao sódio.
- Relaxamento com hidróxido de cálcio: tem a ação mais moderada, foi criado para o couro cabeludo sensível e fibras de médias a finas. Os cabelos precisam estar muito hidratados e é necessário realizar uma reposição de lipídeos, devido a perda de oleosidade natural.
- Relaxamento com hidróxido de sódio: possui maior poder de alisamento, mas sua composição possui propriedades lipídicas que evitam o ressecamento dos fios. É contraindicado para aplicação em cabelos com amônia e seus derivados, cabelos com descoloração e sais metálicos.
É bom lembrar que o procedimento, independente do tipo, exige medidas de segurança, como respeitar o tempo estipulado, pois a execução indevida pode causar feridas no couro cabeludo e danos aos fios.
Vantagens do relaxamento capilar
Relaxar os fios tem uma série de vantagens. Veja algumas delas:
- Redução de volume;
- Cabelos mais brilhosos;
- Fios mais definidos;
- Mais praticidade no dia a dia.
Muito bom, não é mesmo? Cabelo definidos e brilhosos dão aquele “up” na autoestima.
Desvantagens do relaxamento capilar
Porém, o relaxamento capilar tem também as suas desvantagens. Confira!
Leia também: Cabelo quebrado: motivos e dicas de como restaurar a saúde dos seus fios
- Altera a estrutura natural do cabelo;
- Prejudica a saúde dos fios;
- Aumenta a necessidade de reconstruções;
- Impede a realização de outros tratamentos químicos, como a coloração.
Avalie a situação do seu cabelo e pondere as vantagens e desvantagens. Os seus fios agradecem!
Quanto tempo dura o efeito do relaxamento no cabelo?
O efeito do relaxamento nos fios pode durar até 4 meses, dependendo da sua rotina de cuidados capilares. Se a sua intenção for manter os cabelos mais lisos, a manutenção pode ser feita em um intervalo menor. Na dúvida, conte com o profissional da sua confiança nessa decisão.
Cuidados e contraindicações
Além da contraindicação para cabelos quimicamente tratados, devido a possibilidade de reação e quebra, o relaxamento também não é indicado para grávidas.
No mesmo sentido, é importante reforçar a necessidade de um especialista para realizar o relaxamento com a segurança que seu cabelo merece.
Com relação aos cuidados após o tratamento, a palavra-chave é: hidratação! Adicione pelo menos este passo na sua rotina capilar e você terá fios macios, brilhosos e saudáveis por mais tempo.
Leia também: Relaxamento capilar: vantagens, tipos e dicas de como fazer em casa
Relaxamento capilar caseiro
Como dito anteriormente, o relaxamento capilar é um tratamento químico que deve ser feito com um profissional especializado para garantir um resultado satisfatório e saudável.
Porém, se você quer os seus cabelos relaxados sem química e investimento, você pode apostar no relaxamento capilar caseiro, que usa ingredientes naturais e garante um efeito mais suave. Dê uma olhada!
Como fazer relaxamento capilar em casa
A Rosa Hapuque faz o relaxamento dela com máscara de hidratação, glicerina, óleo de coco babaçu e maizena. De acordo com ela, os fios ficam muito hidratados, brilhosos e macios!
Relaxamento caseiro para cabelo crespo e cacheado
Já a Ju Neves utiliza apenas a maizena, água e óleo de rícino! Está vendo como dá para fazer o relaxamento capilar com pouco?
Como fazer relaxamento capilar caseiro
A Juliana Padilha, além da maizena, utiliza leite de coco, óleo de coco vegetal e suco de limão. De acordo com ela, a receita caseira é uma forma menos brusca de deixar o cabelo do jeito que ela gosta: leve e hidratado!
Gostou de aprender mais sobre o relaxamento dos fios? Leia também sobre cronograma capilar e continue vendo dicas para manter seu cabelo sempre lindo!
O post Mega hair cacheado: técnicas, cuidados e 20 fotos desse visual poderoso apareceu primeiro em Dicas de Mulher.
Mega hair cacheado: técnicas, cuidados e 20 fotos desse visual poderoso Publicado primeiro em https://www.dicasdemulher.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário