terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Restaurantes virtuais

Já ouviu falar em restaurantes virtuais? Chamados de restaurantes virtuais ou restaurantes fantasmas, são aqueles que fabricam refeições, oferecem a experiência gastronômica apenas para o serviço de delivery, geralmente comercializado por meio de aplicativos, como: ifood, uber eats e outros.

Os restaurantes virtuais estão crescendo muito nas grandes cidades dos Estados Unidos e em São Paulo. Nos EUA, os clientes aumentam seus gastos em quase 15% ao ano. Eles se tornam cada vez mais populares com o avanço e acesso à tecnologia, e com as melhorias dos serviços de entrega.

Eles são tendência que modificará a experiência gastronômica, já que muitos consumidores preferem a conveniência de comer em casa. O que indica que os restaurantes fantasmas não serão uma moda passageira. É uma tendência.

Como funcionam os restaurantes virtuais?

O cliente acessa a plataforma digital ou aplicativo, acessa o cardápio, faz o pedido e paga pelo seu pedido. O restaurante recebe o pedido, prepara e transporta a refeição para o cliente, pratica cada vez mais comum.

Importante: Um empreendedor pode ter vários restaurantes virtuais com uma única cozinha industrial.  Uma única cozinha industrial eficiente e bem planejada poderá fabricar varias culinárias diferentes, personalizações e varias opções no menu, e transportar a preparação até o cliente.

A startup Green Summit Groupe é um exemplo: fundada em 2013, atende 14 restaurantes diferentes, em uma só cozinha. Hoje opera com 04 cozinhas centrais e 200 funcionários.

Porque investir em um restaurante virtual?

Nos EUA, 60% dos restaurantes fecham em até 05 anos. Em São Paulo, 20% fecham suas portas em até 02 anos e 90% em até 05 anos. O numero de consumidores cresce a cada dia. A alimentação fora do lar torna-se uma pratica comum, o que confirma que os números acima são uma aberração dada pela falta de gestão operacional e conhecimento no mercado de Food Service dos empreendedores.

Nos EUA, a população gasta mais com alimentos fora do lar do que com mantimentos.

A falta de conhecimento no food service, faz com que empreendedores apostem nessa opção de menor investimento com restaurantes fantasmas e, com isso, as vendas crescem em quase 20% por ano em todo o mundo.

Vantagens em empreender em um restaurante fantasma:

  • Não há necessidade de implantação de área social para receber clientes; (decoração, mobiliários, utensílios, fachada, estão excluídos do projeto).
  • Não há necessidade de ser implantado em uma rua convidativa e em grandes centros;
  • Não existem garçons;
  • Oferece mais flexibilidade nos cardápios, trabalha em mais dias de semana em horários alternativos. Tudo isso pode aumentar o seu ROI;
  • O investimento pode ser menor. Dependendo da cozinha industrial, o investimento inicial é alto, porém o pay-back é extremamente rápido!
  • Caso não queira investir nem na cozinha industrial você poderá utilizar cozinhas de comissária, cozinhas alugadas ou co-cooking, Hub, como preferir chamar. Pratica também comum fora do Brasil.

Independente do tipo de restaurante, importantíssimo conhecer os custos fixos, variáveis e as despesas com as parcerias (aplicativos) para venda do seu produto. Essas empresas geralmente negociam parte do seu faturamento.

As ações de marketing estruturadas desse tipo de restaurante geralmente são bem mais pesadas e inteligentes. O investimento em redes sociais, sites, marketing digital e mídias, deve ter um investimento grande.

Os restaurantes fantasmas devem gerenciar dados eficientes de inteligência para atrair sua clientela.  Fazer leitura de dados da pessoa, preferências, dados demográficos, e classe econômica a fim de enviar notificações, promoções, atrativos, recomendações e tomar decisões estratégicas, inclusive de mudanças de cardápio e formato de atendimento.

O fracasso da empresa acontece se o empreendedor: não muda suas ideias; faz mais, em vez de aprender mais. (trecho do livro: O segredo de luiza).

Em uma ocasião, nos EUA, o Uber Eats leu os dados de preferências de uma determinada região e notificou um proprietário para criar, em sua pizzaria, um espaço virtual para produção de frango frito. O restaurante passou a entregar mais frango do que pizza e faturar US $ 1.000 por semana!

REINVENTE!

Texto Ivim Pelloso
*Ivim Pelloso é sócia, diretora de novos negócios e relacionamento na FSONE. Atua há 15 anos no setor de consultoria e projetos de cozinha industriais e restaurantes. Com formação acadêmica em nutrição e arquitetura. Também atua com conteúdo no foodservice, desenvolvendo matérias para revistas do setor, blogs, palestras, cursos, feiras, videos e atualmente apresento o programa Papo com Tempero na Alltv.
www.fs-one.com.br
https://www.facebook.com/fsonebusinessintelligence/

O post Restaurantes virtuais apareceu primeiro em Infood.


Restaurantes virtuais Publicado primeiro em https://infood.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário