segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Tendência para 2020: diminuição dos tamanhos das porções

Alimentar-se bem, sentir-se satisfeito, comendo de uma maneira saudável. Isso é possível? Com toda a certeza, sim! Mas qual o tamanho ideal de uma porção? Levando-se em conta o atual caminho (sem volta) da sustentabilidade, uma tendência para 2020 é a de porções cada vez menores. Sem dúvida, isso já vem acontecendo nos estabelecimentos gastronômicos do Brasil e do mundo, e deverá ocorrer cada vez mais no ano de 2020.

Combata a obesidade

Reduzir o tamanho das porções é fundamental para o combate à obesidade. Até porque tamanho aumentado das porções contribui para o ganho de peso dos indivíduos. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, inegavelmente os brasileiros atingiram o maior índice de obesidade nos últimos 13 anos.

Além disso, o tamanho da fome das pessoas não é igual. Cada pessoa se satisfaz com uma quantidade. Portanto, se seu restaurante conseguir oferecer meia-porção, com certeza irá agradar não só o cliente, mas também as finanças da casa.

Acabe com o desperdício

E o tamanho diminuto das porções vem não só para justificar a saúde dos clientes, mas também para se alinhar ao fim do desperdício de comida, estabelecendo por consequência uma maior lucratividade dos restaurantes.

Em pesquisa realizada pela Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas, constatou-se que são jogados no lixo, por ano, uma média de 41,6 quilos de comida por pessoa. 

Diariamente, são toneladas de comida que vão para o lixo. Já que, como disse Claude Troisgros, o lucro está no lixo, não desperdice comida. Ou seja, não jogue comida fora.

Inclusive, essa tendência vem a calhar com a onda de se aproveitar absolutamente tudo de cada ingrediente.

Repense o tamanho das suas porções

Da mesma forma que os ingredientes ficaram mais saudáveis, o tamanho das porções também diminuiu. À medida que os custos com alimentos aumentam, o tamanho das porções – do serviço rápido tradicional ao restaurante casual – começa a encolher. Ou seja, é uma questão de consciência e necessidade.

Menores porções levam, consequentemente, a um menor desperdício, o que acaba gerando maior lucratividade. Então, abrace essa tendência para 2020 e a leve para o seu estabelecimento.

Por Redação

O post Tendência para 2020: diminuição dos tamanhos das porções apareceu primeiro em Infood.


Tendência para 2020: diminuição dos tamanhos das porções Publicado primeiro em https://infood.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário