A arquitetura funcional do restaurante deve ser incansavelmente discutida para alcance de todos os objetivos: estética, conforto, funcionalidade, racionalidade, economia e sustentabilidade. Todos os dados atribuídos em um projeto funcional e arquitetônico são ferramentas para um plano de marketing estruturado.
As plantas e especificações de forro com indicação dos acabamentos, locação das luminárias, grelhas de ventilação e ar condicionado; planta de acabamentos e paginação de piso; planta com indicação do mobiliário, painéis/ lambris; detalhes construtivos gerais devem fazer parte do planejamento e do projeto.
Para iniciar o conceito de um projeto de uma cozinha industrial e de um restaurante, precisamos levantar do cliente, já desde o primeiro atendimento, detalhes relevantes da sua operação para dimensionamento correto de cada uma das áreas. Um projeto funcional bem conceituado, de acordo com a característica do restaurante, atendimento e cardápios, potencializa as vendas e garante melhor gestão do negócio.
“A forma segue a função”
A conceituação e as diretrizes básicas de um restaurante, normalmente, são definidas pelo cliente juntamente com a empresa especializada, contratada para desenvolver todas as fases que envolvem a sua implantação. No estudo, deve-se identificar o produto a ser oferecido ao cliente em potencial, a expectativa de valor médio de venda, a expectativa de faturamento, a expectativa de ganho e crescimento, a localização (definida ou a definir), a expectativa de investimento, a constituição do negócio e sócios envolvidos, o investimento (próprio e ou financiado), deve Identificar o gerenciamento (sócios ou contratados).
O produto deve ser consolidado, assim como o cliente em potencial. Devem ser feitos o registro e influência da concorrência, definição de valor médio de venda (mercado), projeção de faturamento (mínimo e máximo); projeção de ganho (custo matéria prima versus valor de venda); investimento com: projetos, obras, equipamentos e outros, custos operacionais indiretos, estimativa de Mão de obra e impostos incidentes;
Identidade e experiência
Após concepção do conceito e dimensionamentos básicos, inicia-se o processo de branding, estudo da marca, posicionamento, criação de identidade do estabelecimento com um único objetivo: provocar uma experiência diferente dos outros lugares e fidelização do cliente e da sua marca.
Deve-se ser estudada a localização, acessos, transito local, entorno, prédios vizinhos, publico alvo. São os famosos 7 Ps do marketing: praça, público, preço, produto, promoção, pessoas, processo e percepção. Os Ps devem estar intimamente ligados e ter sentido entre eles. É o segredo do sucesso!
O posicionamento da área do restaurante, (área social e de permanência dos usuários) no contexto do projeto, deverá priorizar sempre as melhores vistas das vistas externas, paisagens, praias, urbanismo.
Os acessos dos usuários na fachada deve possibilitar a localização da entrada e não deve existir nenhum obstáculo inibidor. É recomendado também o uso de elementos naturais como: água, espelho d’ água, vegetação, etc.
A sonorização deve ser tratada com materiais acústicos ou com tratamento acústico que diminuam os ruídos, ecos e reverberação, proporcionando melhor acolhimento e conforto e por consequência maior permanência do usuário. Pode-se trabalhar com música ambiente, adequada para um determinado tipo de restaurante.
Com relação ao conforto térmico, recomendamos, sempre que for possível, a utilização de ventilação natural ou ventilação de ar forçada por ar condicionado na temperatura próxima a 22 graus Celsius e umidade relativa em torno de 55%.
A iluminação correta é um elemento fundamental para tornar o ambiente mais agradável e acolhedor de um determinado tipo de restaurante. Aproveitar ao máximo a luz natural como importante fator de economia de energia elétrica.
O conjunto de materiais e técnicas escolhidas tem objetivo de trazer conforto, harmonia, sensações e não só a satisfação do cliente e a vontade de voltar, mas proporcionar uma experiência diferenciada.
Marketing estruturado
Em paralelo a tudo isso, a empresa de Branding e Marketing (no sentido mais abrangente da palavra), também trabalha. Estudos de formas, nomes, cores, são estudados com profundidade por empresa especializada.
Atualmente, o departamento de marketing está intimamente ligado ao departamento de novos negócios, comercial e vendas. Ele é ferramenta de venda, é o responsável por gerar conteúdo técnico e materiais que identifiquem a marca, o cliente, o produto para alcance do LEAD desejado, um funil bem qualificado e do cliente em suas mãos.
O marketing de conteúdo e o marketing digital são ferramentas para isso: mais do que a criação da identidade, mas a criação da AUTORIDADE, você será autoridade em culinárias italiana, tailandesa ou o que desejar, se usar essas ferramentas de forma correta.
O uso das ferramentas do marketing pode ser usado desde a concepção de um blog, e-books, redes sociais, materiais online ou offline, site, vídeos, canal do youtube, outros canais de venda, Google adwords, para qualificar seu LEAD.
Você, empreendedor ou proprietário do seu estabelecimento, deve também ficar atento aos novos apps que tornam-se facilitadores e até vendedores do seu produto.
Apps que fazem indicação de amigos, códigos promocionais e resgate de recompensas são ferramentas que ajudam sua loja no aumento do faturamento, trazendo novos clientes e fortalecendo o relacionamento com os atuais. Eles substituem os famosos flyers, banners, propaganda em escadas rolantes e cancelas de shopping, etc.
Outros apps também são importantes para facilitar o acesso ao seu novo cliente, melhora o tempo de pedido, espera, fila e garante o pagamento de forma automatizada.
Texto: Ivim Pelloso
*Ivim Pelloso atua há 15 anos no setor de Consultoria e Projetos de Cozinhas Industriais e Restaurantes. Tem formação acadêmica em Nutrição e Arquitetura. É sócia, diretora de Novos Negócios na FSone. Atua com conteúdo no foodservice, desenvolvendo matérias para revistas do setor: blogs, palestras, cursos, feiras, videos. Apresenta o programa Papo com Tempero na Alltv, é colunista na Infood, professora na EGG (Escola de Negócios e Gestão da Gastronomia) e fundadora da startup KITCHAIN.
www.fs-one.com.br
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