Tem sido cada vez mais forte a presença da tecnologia nas cozinhas. Algo importantíssimo, e que não tem mais volta. Tendo como base essa situação, a RATIONAL promoveu o evento ‘Gastronomia 4.0 e Grab & Go’, em sua sede em São Paulo, durante o mês de novembro, com conteúdo e novas ideias para os negócios gastronômicos,
A palestrante Ivim Pelloso, sócia da FSOne, abordou o tema Gastronomia 4.0, explanando sobre a cozinha e o restaurante do futuro. “O setor vive algumas dores, e a tecnologia vem justamente para resolvê-las”, afirmou Ivim.
Dores do setor
- manutenção de equipamentos
- qualidade dos equipamentos
- turn over nas cozinhas
- custos operacionais
- desperdício
- acidentes de trabalho
- impostos
- mobilidade urbana
Gastronomia 4.0
As cozinhas inteligentes surgem nesse momento para resolver vários dos nossos problemas. De acordo com Ivim, elas apresentam:
- equipamentos com tecnologia;
- equipamentos que trazem padronização;
- equipamentos em que o alimento não perde qualidades nutricionais;
- equipamentos que conseguem diminuir quantidade de mão de obra;
- equipamentos que trazem economia de água, luz, gás;
- equipamentos que trazem melhores resultados;
- equipamentos que não aquecem o ambiente da cozinha.
Tendências
- Containers
- Grab & Go
- Cozinhas abertas
- Restaurantes virtuais (dark kithens / cozinhas fantasmas)
A outra palestrante do dia foi Nathália Sifuentes, especialista em projetos para operações de food service, no mercado há 15 anos, com o tema Grab & Go.
O grab & go é pegar e levar. Com esse modelo, acaba-se com o desperdício de coisas que você não conseguiria vender. “É uma forma de se ter uma receita a mais sem ter um custo de salão”, afirma Nathália.
De acordo com a especialista, o Marriot foi o primeiro hotel a implantar o grab & go na hotelaria. “No primeiro ano, eles tiveram um aumento de receita de 20% no A&B. Clientes nossos na região dos Jardins e Itaim Bibi que implantaram grab & go, tiveram seu ticket médio aumentado em 40%.”
Considerações para começar um grab & go
- Valorização dos ingredientes locais;
- Levar uma experiência ao cliente;
- Criar receitas com itens existentes. Não faz sentido criar cardápio novo só para grab & go;
- Adaptar os espaços já existentes, criando uma oportunidade a mais de venda;
- Um ingrediente: múltiplas receitas. Não vendeu a melancia, faz suco com ela para vender. A salada de fruta que não foi vendida vira um smoothie;
- O seu próprio restaurante é o seu supply chain;
- Pensar verde. Ter cuidado com o desperdício, fazer reaproveitamento dos alimentos;
- O Grab & go é uma compra por impulso. A apresentação é muito importante. É preciso estar atento em como o alimento será inserido, acondicionado e apresentado.
Como implantar?
A pergunta é: já tiro 2 mesas e perco de cara 8 lugares no meu restaurante? Não. Começo colocando alguns itens ao lado do caixa e aguardo. Se vender, aumento o espaço. Dependendo dos números das vendas, aí sim irá começar a compensar tirar uma ou duas mesas e colocar as gôndolas. É preciso ir crescendo conforme a demanda.
Como embalar?
Essa é uma grande dor. Provavelmente você deverá testar pelo menos umas 3 vezes antes de acertar a embalagem. É importante estar atento em como será o visual do alimento, e em como o alimento terá maior durabilidade. A embalagem precisa ser funcional.
Facilitando as produções de grab&go com a tecnologia de cocção
E, por fim, o chef Marcelo Spiller, chef corporativo da RATIONAL, demonstrou sobre como a tecnologia de cocção pode facilitar as produções de grab & go. Segundo o chef, “equipamento parado é prejuízo em qualquer operação. A RATIONAL agrega tecnologia com uma ferramenta pioneira na conversa entre equipamento e sistema de venda, chamado Connect Cooking. Todos os equipamentos instalados nessa rede se conversam.”
Por Redação
Fotos: João Rubens Shinkado
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