Através de pesquisa realizada pela Organis – entidade setorial de promoção dos orgânicos, foram analisados os hábitos, as percepções e as demandas dos consumidores brasileiros de produtos orgânicos. Com a pesquisa, pode-se ter um panorama atual do consumo de produtos orgânicos no Brasil.
Preço
Pode-se observar que o preço ainda é o grande empecilho no consumo de orgânicos nos país. Para aqueles que costumam comer orgânicos, 65% dos entrevistados alegaram que não consumiram mais produtos devido ao seu elevado preço. Já aqueles que não consomem orgânicos, 43% alegaram que o fator predominante para que eles não o façam é o preço.
Aumento do consumo
Mesmo assim, verifica-se um aumento de 4 pontos percentuais em comparação a pesquisa realizada no ano de 2017. Dos entrevistados, ao serem questionados se consumiram produtos orgânicos nos últimos 30 dias, 19% responderam afirmativamente.
A região Sul continua sendo a que mais consome produtos orgânicos (23%), seguida pela região Nordeste (20%), Sudeste (19%), Centro-Oeste (17%) e Norte (14%).
Produtos Frescos
A compra de produtos orgânicos está bastante relacionada à compra de produtos frescos. Na pesquisa, foram apontados como os produtos mais comprados as frutas, legumes e verduras. As frutas ficaram em primeiro (25%), depois as verduras (24%) e o alface (21%) em terceiro.
Razão para escolher o orgânico
O consumidor de produtos orgânicos preza pela saúde. Quando questionados quais os motivos que o levam a consumi-los, o principal item mencionado é a saúde (84%), sendo seguida pelas características do produto e pela preocupação com o meio ambiente.
Local
Outro item interessante é o local que o comprador de produtos orgânicos opta para fazer suas compras. As feiras aparecem como local preferido para esse público, com 87%, seguido de supermercados e outros tipos de lojas. Apenas 4% dos entrevistados mencionaram espontaneamente que preferem as lojas que vendem apenas orgânicos.
E, para 71% dos entrevistados, o reconhecimento dos produtos orgânicos se dá pela sua embalagem.
Intenção de consumo
Não obstante o preço, o maior obstáculo dos orgânicos, 67% dos consumidores de orgânicos estão dispostos a aumentar esse consumo nos próximos seis meses. E 26% dos não consumidores de orgânicos mostraram disposição em iniciar o consumo de orgânicos nos próximos seis meses.
Organis
www.organis.org.br
O post Aumenta o consumo de produtos orgânicos no Brasil apareceu primeiro em Infood.
Aumenta o consumo de produtos orgânicos no Brasil Publicado primeiro em https://infood.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário