domingo, 10 de novembro de 2019

“Empreender no Brasil não é para qualquer um” diz dono do Ostradamus

O restaurante Ostradamus, de Florianópolis, é famoso por suas delícias do mar. Comandado pelo chef Jaime Barcelos, fica à beira mar na rústica vila Ribeirão da Ilha, e está há mais de duas décadas fazendo sucesso.

Jaime começou sua vida profissional numa oficina mecânica de automóveis, que depois foi transformada numa lanchonete. Daí para o restaurante, foi só mais um passo.

Restaurante Ostradamuls, à beira-mas em Santa Catarina

O Ostradamus faz o cultivo das ostras, a partir da Fazenda Marinha Ostradamus, sendo que o molusco acaba sendo o carro-chefe da casa. Várias famílias na comunidade começaram o trabalho com o molusco. “Nós absorvemos conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarian, e criamos uma estrutura, dentro da liberação ambiental, e temos agora uma área de 2,5 hectares onde nós temos o processo profissional de uma fazenda marinha produzindo ostras” afirma o empresário.

Um dos diferenciais do Ostradamus veio a partir de uma preocupação de Jaime com a qualidade das ostras.  Assim, se aliou à tecnologia para proporcionar saúde e bem estar a seus clientes, através da depuração das ostras.

Fazenda Marinha Ostradamus – cultivo da ostras

Confira abaixo os melhores trechos da entrevista que Jaime concedeu à INFOOD.

INFOOD – Como é o cardápio do Ostradamus?

JAIME BARCELOS – Trabalhamos o nosso cardápio numa linha mais autoral, buscando também um regionalismo. A pessoa quer ter a experiência de passar um dia na comunidade e conhecer um pouco mais a nossa cultura.  O cardápio é desenvolvido a partir de minhas observações, e acaba sendo desenvolvida pela equipe.

INFOOD – Explique-nos como é da depuração das ostras.

JAIME – Após a colheita, as ostras são submetidas ao processo de depuração. A depuração consiste na filtragem e purificação do molusco. As ostras permanecem no depurador por aproximadamente 12 horas antes de serem servidas, imersas na água do mar filtrada, tratada com luz ultravioleta, cloração, filtração, oxidação com baixa concentração de cloro, eliminando os riscos de contaminação por bactérias, vírus e outros microrganismos.

Chef Jaime Barcelos, dono do Ostradamus

INFOOD – E qual a vantagem desse processo de depuração?

JAIME – Após análise periódica das ostras para se ter o controle de qualidade do produto, ficou comprovado que as ostras depuradas apresentam qualidade superior às demais ostras. Assim, o processo de depuração aliou saúde e sabor ao produto.

INFOOD – Que desafios enfrenta no Ostradamus?

JAIME – Um dos nossos grandes desafios tem a ver com a nossa localização, que fica ao sul da ilha de  Santa Catarina.  Nossos clientes não são de passagem. Nosso restaurante é o destino final depois de um passeio.

Prato do Ostradamus

INFOOD – Quais as dificuldades em se empreender hoje no Brasil?

JAIME – Temos que comprar matéria prima, transformá-la, dar empregos e abrir as portas todos os dias com um sorriso no rosto. Empreender não é para qualquer um.  Hoje, a adaptação não é em ter um cardápio barato. A adaptação está em você driblar situações de imposto para manter o negócio aberto.

Ostradamus

www.ostradamus.com.br
Rod. Baldicero Filomeno, 7640 – Freguesia do Ribeirão da Ilha – Florianópolis/SC
Tel. (48) 99990-5711

O post “Empreender no Brasil não é para qualquer um” diz dono do Ostradamus apareceu primeiro em Infood.


“Empreender no Brasil não é para qualquer um” diz dono do Ostradamus Publicado primeiro em https://infood.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário