Como é a área comercial do seu restaurante? Talvez você estranhe a pergunta. De fato, não conheço restaurantes que tenham uma área comercial dedicada, ou mesmo alguém da equipe voltada para essa preocupação. Pode parecer algo sem sentido, mas é importante entender a importância desta ação.
A experiência dos hotéis
Aprendi, nas minhas andanças, que hotéis são sempre boas referências de mercado. Não por terem algo especial, mas simplesmente pelo fato de, por serem empresas maiores, são bem mais estruturadas que um restaurante.
O que fazem os profissionais da área comercial dos restaurantes? Eles vendem, simples assim. Mas o importante é entender como esta atuação afeta os negócios dos hotéis. Eles buscam potenciais clientes, seja no mercado corporativo, seja através de intermediários que podem ampliar as vendas de hospedagem.
Como aplicar este conceito no mercado de restaurantes
Da mesma forma que o hotel trabalha o público corporativo e parceiros que podem ampliar o volume de negócios, seu restaurante também pode atuar assim. Defina alguém da sua equipe para cuidar da área comercial do seu restaurante, e ele deve se encarregar das seguintes ações:
1. Vendas corporativas junto ao RH das empresas: a partir do mapeamento das empresas próximas ao seu restaurante, vocês podem convidar os responsáveis pela área de recursos humanos para conhecer a casa e, a partir desta visita, estabelecer um desconto cortesia para os funcionários da empresa que venham para o almoço. Uma mecânica simples, apenas com a apresentação do crachá.
2. Vendas corporativas junto às áreas comerciais das empresas: este é um mapeamento mais complexo, pois não precisa ficar restrito às imediações. Sua casa pode fazer acordos corporativos para atender as áreas comerciais de diversas empresas. Imagine um processo de faturamento concentrado, ou então, a geração de volchers que já definam o volume de consumo. O importante é que, em todos os casos, a empresa terá vantagem na compra de almoços em seu estabelecimento.
3. Bandeiras de cartão de crédito: é possível propor a essas empresas estratégias cruzadas com sua base de clientes a partir da oferta de descontos. Uma ação que pode se concentrar na região de domicílio dos clientes e pode explorar a sazonalidade da casa. Pode-se ofertar apenas um dia da semana ou um período especial. Ao invés do desconto, a oferta pode ser do vinho, ou mesmo de uma sobremesa.
4. Acordos com hotéis: conversar com os melhores hotéis da sua cidade para avaliar a possibilidade de divulgação da sua casa. Isto é muito comum em cidades turísticas, mas pode ser desenvolvido com mais cuidado. Chame o gerente do hotel para bater um papo e pensem em ideias. Eles têm o hotel da casa, mas nenhum hóspede vai comer 100% das vezes no hotel.
5. Ampliar a fidelidade de clientes regulares: outra vez a identificação da base é complexa. Requer uma sintonia com a equipe do salão. Seus garçons conhecem muito bem os clientes frequentes. Uma boa estratégia é ofertar uma condição especial para o jantar ou para os finais de semana. Novamente, o interessante é potencializar a ocupação de dias com menor frequência.
Infelizmente, no mercado de restaurantes, não dispomos de bons bancos de dados. A relação com o cliente é distante. Para quem tem uma boa base de clientes, imagine como o responsável pela área comercial pode trabalhar para reverter quedas de movimento, com ações especiais para movimentar a casa.
Um dos desafios para quem atua nesta área é a montagem de um bom banco de dados, e ampliar os pontos de contato com seus clientes. Mas este é um assunto para uma próxima coluna.
Estas são ideias básicas, mas muito mais ainda pode ser feito. A partir do momento que temos alguém no time pensando na venda do restaurante, os negócios se ampliam.
Texto: Reginaldo Andrade
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